PUBLICAÇÕES - ABNT/CB-024 - Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio

Ir para o conteúdo

NORMAS EM VIGOR

ABNT PR 1014:2021 - Guia de requisitos e procedimentos básicos para combate a incêndio florestal
Objetivo: Esta Prática Recomendada especifica os requisitos e procedimentos básicos para o combate a incêndios em áreas florestais, para proteger a vida e o patrimônio, bem como para reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

ABNT NBR 5628:2022 - Componentes construtivos estruturais - Ensaio de resistência ao fogo
Objetivo: especifica os métodos de ensaio para a determinação da resistência ao fogo de componentes construtivos estruturais.

ABNT NBR 5667-1:2006 - Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 1 - Hidrantes de Coluna
Objetivo: Fixa os requisitos mínimos para fabricação, inspeção e recebimento de hidrantes de coluna urbanos de incêndio, de ferro fundido dúctil, para serem empregados em redes de abastecimento público de água.

ABNT NBR 5667-2:2006 - Hidrantes urbanos de incêndio de ferro dúctil - Parte 2 - Hidrantes subterrâneos
Objetivo: Fixa os requisitos mínimos para fabricação, inspeção e recebimento de hidrantes subterrâneos urbanos de incêndio, de ferro fundido dúctil, para serem empregados em redes de abastecimento público de água.

ABNT NBR 5667-3:2006 - Hidrantes urbanos de incêndio de ferro fundido dúctil - Parte 3 - Hidrantes de Coluna  com obturação própria
Objetivo: Fixa os requisitos mínimos para fabricação, inspeção e recebimento de hidrantes urbanos de incêndio de coluna com obturação própria, de ferro fundido dúctil, para serem empregados em redes de abastecimento público de água.

ABNT NBR 6479:2022 - Portas e vedadores – Ensaio de resistência ao fogo
Objetivo: Especifica o método para determinação da resistência ao fogo de portas e vedadores, que têm a função de vedar aberturas existentes em elementos de compartimentação.

ABNT NBR 8660:2013 - Ensaio de reação ao fogo em pisos — Determinação
do comportamento com relação à queima utilizando uma fonte radiante de calor
Objetivo: Especifica um método para se classificar o comportamento à queima e a propagação de chama de pisos montados horizontalmente e expostos a um gradiente de fluxo radiante de calor em uma câmara de ensaio, quando ignizados por chamas-piloto

ABNT NBR 9442:2019 - Materiais de construção - Determinação do índice de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante
Objetivo: especifica um método para determinação do índice de propagação superficial de chama em materiais de acabamento e revestimentos de construção, quando aplicados no teto e na parede, montados verticalmente e expostos a um gradiente de fluxo radiante de calor em uma câmara de ensaio, quando ignizados por chama-piloto.

ABNT NBR 9695:2012 - Pó para extinção de incêndio
Objetivo: Fixa os requisitos mínimos para propriedades físico-químicas, bem como de desempenho, para agentes químicos na forma de pó utilizados para combate a incêndios nas classes de fogo A, B e C.

ABNT NBR 10636-1:2022 - Componentes construtivos não estruturais - Ensaio de resistência ao fogo Parte 1: Paredes e divisórias de compartimentação
Objetivo: especifica o método para determinação da resistência ao fogo de paredes sem função estrutural. Ela é aplicável às paredes internas ou externas não estruturais, com ou sem vidros, e às paredes não estruturais compostas majoritariamente por vidros.
Cancela e substitui a ABNT NBR 10636:1989

ABNT NBR 10636-2:2023 - Componentes construtivos não estruturais - Ensaio de resistência ao fogo Parte 2: Forros
Objetivo:  especifica o método de ensaio para determinação da resistência ao fogo de forros. Esta Parte da ABNT NBR 10636 é aplicável a forros suspensos, seja por estais ou fixados diretamente a uma estrutura de suporte ou elemento construtivo, e a forros autoportantes

ABNT NBR 10720:1989 - Prevenção e proteção contra incêndio em instalações aeroportuárias
Objetivo: Fixa condições, requisitos gerais e elenco de medidas de prevenção e proteção contra incêndio em instalações aeroportuárias.

ABNT NBR 10897:2020 – Sistemas de Proteção contra incêndio por chuveiros automáticos - Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos mínimos para o projeto e a instalação de sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, incluindo as características de suprimento de água, seleção de chuveiros automá icos, conexões, tubos, válvulas e todos os materiais e acessórios envolvidos em instalações prediais. Cancela e substitui a 10897 de 2014.

ABNT NBR 10898:2023 - Sistema de iluminação de emergência
Objetivo: Especifica os requisitos mínimos para os sistemas de iluminação de emergência a serem instalados nas edificações ou em áreas e passagens onde tais sistemas são requeridos, na falta de iluminação natural ou falha da iluminação normal instalada.

ABNT NBR 11711:2023 - Portas e vedadores resistentes ao fogo com núcleo de madeira para compartimentação em depósitos e indusstrias
Objetivo:  Estabelece os requisitos para fabricação, instalação, funcionamento e manutenção de portas e vedadores resistentes ao fogo, de acionamento manual e com sistemas de fechamento automático em caso de incêndio, dos tipos: portas e vedadores com tipologia de giro; portas e vedadores de correr; portas e vedadores tipo guilhotina de deslocamento vertical e horizontal; vedadores com dobradiças de eixo horizontal; vedadores fixos
Cancela e substitui a ABNT NBR 11711:2003

ABNT NBR 11742:2018 - Porta corta-fogo para saída de emergência
Objetivo: Especifica os requisitos exigíveis para classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo do manual técnico, armazenamento, instalação, funcionamento, manutenção e ensaios de portas corta-fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, para saída de emergência.

ABNT NBR 11785:2018 - Barras antipânico – Requisitos
Objetivo: Especifica os requisitos mínimos exigíveis para a classificação, fabricação, instalação, funcionamento, manutenção e ensaios de barra antipânico aplicadas em portas de saída de emergência.

ABNT NBR 11861:1998 - Mangueira de incêndio - Requisitos e métodos de ensaio
Objetivo: Fixa condições mínimas exigíveis para mangueiras de incêndio nos diâmetros nominais de 40 mm a 65 mm e no comprimento de 15 m.; É aplicável a mangueiras de fibras sintéticas utilizadas em combate a incêndio. É aplicável também para comprimentos superiores ao descrito acima, no caso de exigência específica do consumidor.

ABNT NBR 12232:2015 - Execução de sistemas fixos automáticos de proteção contra
incêndio com gás carbônico (CO2) em transformadores e reatores de potência contendo
óleo isolante
Objetivo:  Estabelece os requisitos específicos mínimos para o projeto, instalação, manutenção
e ensaios de sistemas fixos automáticos de CO2, por inundação total, com suprimento de gás em alta pressão, para proteção de transformadores e reatores de potência.

ABNT NBR 12252:1992 - Tática de salvamento e combate a incêndios em aeroportos
Objetivo: Fixa condições exigíveis quanto à atuação dos serviços de salvamento e contra-incêndio de aeroportos, em casos de emergências aeronáuticas.

ABNT NBR 12285:1992 - Proteção contra incêndio em depósitos de combustíveis de aviação
Objetivo: Fixa as condições exigíveis para a proteção contra incêndio em depósitos de combustíveis de aviação, no que se refere ao controle, qualidade, quantidade e distribuição dos sistemas de proteção contra incêndio. Aplica-se também ao sistema de hidrantes, carreta de hidrantes, carro servidor, carro abastecedor e gabinete de abastecimento.

ABNT NBR 12615:2020 - Sistema de combate a incêndio por espuma  – Espuma de baixa expansão
Objetivo: fornece diretrizes para a elaboração de projetos de sistemas fixos, semifixos, móveis e portáteis de combate a incêndios por meio de espuma de baixa expansão, assim como para a instalação, inspeção, ensaio, operação e manutenção dos referidos sistemas.

ABNT NBR 12693:2021 - Sistemas de proteção por extintores de incêndio
Objetivo: Estabelece os requisitos para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio, que podem ser portáteis e sobrerrodas, em edificações e áreas de risco para combate ao princípio de incêndio

ABNT NBR 12779:2009 - Mangueiras de incêndio - Inspeção, manutenção e cuidados
Objetivo: Fixa os requisitos mínimos exigíveis quanto à inspeção, manutenção e cuidados necessários para manter a mangueira de incêndio aprovada para uso.

ABNT NBR 12962:2016 - Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio
Objetivo: Estabelece os requisitos para conferência periódica e os serviços de inspeção e manutenção de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, especificados nesta Norma, visando propiciar maior segurança ao usuário e desempenho adequado do produto no momento de sua utilização. (cancela e substitui a ABNT NBR 13485:1999)

ABNT NBR 13231:2014 - Proteção contra incêndio em subestações elétricas
Objetivo: Estabelece os requisitos mínimos exigíveis para proteção contra incêndio em subestações elétricas, de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia. As subestações podem ser do tipo externa ou interna, convencional ou compacta.

ABNT NBR 13231:2015 EMENDA - Proteção contra incêndio em subestações elétricas

ABNT NBR 13714:2000 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio
Objetivo: Fixa as condições mínimas exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características, dos componentes de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para uso exclusivo de combate a incêndio.

ABNT NBR 13768:1997 - Acessórios destinados à porta corta-fogo para saída de emergência – Requisitos     
Objetivo: Estabelece as condições exigíveis na fabricação, segurança e funcionamento de acessórios destinados a portas corta-fogo para saída de emergência.
            
ABNT NBR 13860:1997 - Glossário de termos relacionados com a segurança contra incêndio
Objetivo: Define termos que devem ser adotados na normalização de segurança contra incêndio.

ABNT NBR 14023:1997 - Registro de atividades de bombeiros
Objetivo: Estabelece um sistema para padronização do registro de dados dos trabalhos operacionais de bombeiros, contendo os dados mínimos necessários para o seu processamento apropriado por órgãos competentes, para fins legais e estatísticos. Aplica-se a todos os órgãos que realizam e registram as atividades desempenhadas por bombeiros sejam estes federais, estaduais, municipais, mistos, privados ou voluntários.

ABNT NBR 14096:2016 Viaturas de combate a incêndio - Requisitos de desempenho, fabricação e métodos de ensaio
Objetivo: Estabelece as condições mínimas exigíveis para o projeto, fabricação, desempenho e ensaio de viaturas de combate a incêndio. Aplica-se a viaturas novas para combate a incêndio urbano, com ou sem bombeamento e apoio às operações associadas aos Corpos de Bombeiros públicos e privados.
Errata da norma ABNT NBR 14096:2016 Errata 1:2021 - Viaturas de combate a incêndio - Requisitos de desempenho, fabricação e métodos de ensaio.

ABNT NBR 14100:2022 - Proteção contra incêndio - Símbolos gráficos para projeto
Objetivo: estabelece símbolos para serem utilizados nos projetos de proteção contra incêndio com objetivo de prover detalhes sobre os equipamentos de proteção contra incêndio, combate ao fogo e meios de fuga em desenhos para projeto, construção, reforma, adequação ou inspeção predial (aprovação).

ABNT NBR 14276:2020 - Brigada de incêndio e emergência - Requisitos e procedimentos
Objetivo: estabelece os requisitos e procedimentos para composição, treinamento e atividades das brigadas de emergência de incêndio, para proteger a vida e o patrimônio, bem como para reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

ABNT NBR 14277:2021- Instalações e Equipamentos para treinamento de combate a incêndio e resgate técnico - Requisitos
Objetivo: Especifica os requisitos e procedimentos para as instalações e equipamentos para treinamentos de combate a incêndio e resgate técnico

ABNT NBR 14349:1999 - União para mangueira de incêndio - Requisitos e métodos de ensaio
Objetivo: Fixa os requisitos mínimos exigíveis e estabelece os métodos de ensaio para uniões tipo engate rápido de empatação interna, nos diâmetros nominais de 40 mm e 65 mm, utilizadas em mangueira de incêndio.

ABNT NBR 14432:2001 - Exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações  
Objetivo: Estabelece as condições a serem atendidas pelos elementos estruturais e de compartimentação que integram os edifícios para que, em situação de incêndio, seja evitado o colapso estrutural. Para os elementos de compartimentação, devem ser atendidos requisitos de estanqueidade e isolamento por um tempo suficiente para possibilitar; fuga dos ocupantes da edificação em condições de segurança; segurança das operações de combate ao incêndio e minimização de danos a edificações adjacentes e à infra-estrutura pública.

ABNT NBR 14561:2000 - Veículos para atendimento a emergências médicas e resgate
Objetivo: Fixa as condições mínimas exigíveis para o projeto, construção e desempenho de veículos para atendimento a emergências médicas e resgate, descrevendo veículos que estão autorizados a ostentar o símbolo "ESTRELA DA VIDA" e a palavra "RESGATE", especificações mínimas, parâmetros para ensaio e critérios essenciais para desempenho, aparência e acessórios, visando propiciar um grau de padronização para estes veículos. É objetivo também tornar estes veículos nacionalmente conhecidos, adequadamente construídos, de fácil manutenção e, quando contando com equipe profissional adequada, funcionando eficientemente no atendimento a emergências médicas e resgate ou em outros serviços móveis de emergência médica. Este veículo deverá ser montado em chassi adequado para esta aplicação. Estes veículos serão de tração traseira ou dianteira (4x2) ou tração nas quatro rodas (4x4).

ABNT NBR 14608:2021 - Bombeiro civil – Requisitos e procedimentos
Objetivo: Estabelece os requisitos e procedimentos para composição, treinamento e atuação de bombeiros civis, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

ABNT NBR 14870-1:2013 - Esguichos para combate a incêndio – Parte 1 – Esguicho básico de jato regulável
Objetivo: Estabelece os requisitos mínimos exigíveis projeto, desempenho, acabamento e padronização para o esguicho básico de jato regulável para combate a incêndio, providos de acoplamentos do tipo engate rápido com 40 mm e 65 mm de diâmetro e pressões nominais PN 10, PN 16, PN 20 e PN 25.

ABNT NBR 14880:2014 - Saídas de emergência em edifícios - Escadas de segurança - Controle de fumaça por pressurização
Objetivo: Especifica uma metodologia para manter livres da fumaça, através da pressurização, as escadas de segurança que se constituem na porção vertical da rota de fuga dos edifícios, estabelecendo conceitos de aplicação, princípios gerais de funcionamento e parâmetros básicos para o desenvolvimento do projeto.

ABNT NBR 14925:2019 - Elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo para compartimentação
Objetivo: Especifica a classificação de elementos construtivos que empregam vidros transparentes ou translúcidos, com o propósito de promover a compartimentação horizontal ou vertical nas edificações, compondo soluções apropriadas de segurança contra incêndio.
Cancela e substitui a edição anterior (ABNT NBR 14925:2003)

ABNT NBR 15219:2020 - Plano de emergência — Requisitos e procedimentos
Objetivo: especifica os requisitos e procedimentos para a elaboração, implantação e manutenção de um plano de emergência contra incêndio, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

ABNT NBR 15247:2005 - Unidades de armazenagem segura - Salas-cofre e cofres para hardware - Classificação e métodos de ensaio de resistência ao fogo
Objetivo: Especifica os requisitos para salas-cofre e cofres para hardware resistentes a incêndios. Ela inclui um método de ensaio para a determinação da capacidade de salas-cofre e cofres para hardware para proteger conteúdos sensíveis a temperatura e umidade, e os respectivos sistemas de hardware, contra os efeitos de um incêndio. Também especifica um método de ensaio para medir a resistência mecânica a impactos (ensaio de impacto) para salas-cofre do tipo B e cofres para hardware.

ABNT NBR 15281:2021 – Porta corta-fogo para entrada de unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações
Objetivo: especifica os requisitos para construção, instalação, funcionamento, desempenho, manutenção e ensaio de portas resistentes ao fogo com tipologia de giro, para entrada de unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações.

ABNT NBR 15511:2008 - Líquido gerador de espuma (LGE), de baixa expansão, para combate a incêndios em combustíveis líquidos  
Objetivo: Estabelece os requisitos mínimos exigíveis para líquido gerador de espuma (LGE) utilizado no combate a incêndio em combustíveis líquidos, em instalações como aeroportos, navios, refinarias, indústrias de petróleo, petroquímicas, químicas e outras onde haja o manuseio, estocagem ou produção de combustíveis líquidos utilizados em suas atividades.

ABNT NBR 15661:2019 – Proteção contra incêndio em túneis rodoviários e urbanos
Objetivo: Especifica os requisitos para a segurança da prevenção e proteção contra incêndio em túneis destinado aos transportes rodoviários e urbanos de pessoas e/ou cargas.
Emenda ABNT NBR 15661:2021 – publicada em 22.03.21

ABNT NBR 15775:2009 - Sistemas de segurança contra incêndio em túneis — Ensaios, comissionamento e inspeções
Objetivo: Esta norma especifica os requisitos para os ensaios, comissionamento, inspeções nos equipamentos elétricos e mecânicos, sistemas operacionais, dispositivos de medição e construções civis relacionadas com a prevenção e proteção de incidentes nos túneis dos usuários, cargas transportadas e patrimônio público ou privado.

ABNT NBR 15808:2017 – Extintores de incêndio portáteis (cancelam-se as normas ABNT NBR’s 9443, 9444, 9654, 10721, 11715, 11716, 11751, e 12992)
Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos que garantem a segurança, confiabilidade e desempenho dos extintores de incêndio portáteis do tipo recarregável e descartável.

ABNT NBR 15809:2017 – Extintores de incêndio sobre rodas (cancelam-se as normas ABNT NBR’s 9443, 9444, 9654, 10721, 11715, 11716, 11751, e 12992)
Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos que garantem a segurança, confiabilidade e desempenho dos extintores de incêndio sobre rodas.  

ABNT NBR 15981:2019 – Sistemas de segurança contra incêndio em túneis — Sistemas de sinalização e de comunicação de emergências em túneis
Objetivo: especifica os requisitos para os sistemas de sinalização e de comunicação de emergência relacionados com a prevenção e a proteção contra incêndio (incidentes) de usuários, cargas transportadas e patrimônio público ou privado nos túneis urbanos, rodoviários, metroviários e ferroviários.

ABNT NBR 16639:2017– Segurança contra incêndio para sistemas de transporte sobre trilhos - Operação de sistemas metroferroviário e monotrilho - Requisitos
Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos para operação dos sistemas metroviários e ferroviários em situações normal, anormal, especial, emergência e de segurança pública

ABNT NBR 16400:2022 - Chuveiros automáticos para controle e supressão de incêndios - Requisitos e métodos de ensaio
Cancela e substitui a norma ABNT NBR 16400:2018
Objetivo: Especifica os requisitos para construção e ensaios laboratoriais para os chuveiros automáticos de sistemas de proteção contra incêndio

⦁     ABNT NBR 16405:2015 - Sofás, poltronas e assentos estofados - Avaliação das características de ignitabilidade - Classificação e métodos de ensaio
Objetivo:  Avaliar a ignitabilidade de sofás, poltronas e assentos estofados, considerando peças completas e protótipos com montagem padronizada que incluam os componentes de estofamento e revestimento

ABNT NBR 16484:2017 – Segurança contra incêndio para sistemas de transporte sobre trilhos — Requisitos
Objetivo: Especifica os requisitos de proteção contra incêndio e da vida de usuários em trânsito sobre trilhos subterrâneos, ao nível do solo e aéreos, incluindo estações, vias, trilhos, sistemas de ventilação de emergência, veículos sobre trilhos, análise de riscos de incêndio, procedimentos de emergência, sistemas de controle e comunicação e áreas de garagem de veículos.

ABNT NBR 16484:2017 Emenda 1:2020 - Segurança contra incêndio para sistemas de transporte sobre trilhos - Requisitos

ABNT NBR 16625:2017 - Método de ensaio e de classificação da reação ao fogo de cortinas - Avaliação das características de ignitabilidade
Objetivo: Descreve a execução de dois métodos de ensaio para avaliação de cortinas, persianas e produtos complementares, como bandôs, xales e artefatos equivalentes, constituídos por malha, tecido plano, tecido não tecido, membranas poliméricas compósitas ou não, por meio dos quais será possível aceitar ou rejeitar seus materiais constituintes

ABNT NBR 16626:2017 - Classificação da reação ao fogo de produtos de construção
Objetivo: Estabelece os procedimentos para a classificação da reação ao fogo dos produtos de construção, incluindo produtos incorporados dentro dos elementos construtivos. Não se aplicam a produtos empregados nas instalações elétricas e hidráulicas das edificações, exceto produtos de isolamento térmico

ABNT NBR 16640:2018 – Segurança contra incêndio para sistemas de transporte sobre trilhos - Cálculo de escape de estações metroferroviárias em situação de emergência
Objetivo: Especifica um modelo de cálculo para escape de estações metroferroviárias em situações de emergência. Esta Norma apresenta cálculos para escape de pessoas de estações com plataforma central, plataforma lateral e plataformas múltiplas. Por meio deste modelo de cálculo é possível determinar o tempo de escape da estação para o local seguro, garantindo a segurança de vida para as pessoas.

ABNT NBR 16642:2017 - Conjunto de mangueira semirrígida e acessórios para combate a incêndio
Objetivo: Especifica os requisitos mínimos exigíveis para o conjunto de mangueira semirrígida e acessórios para combate a incêndio, de diâmetro nominal de 25 mm, pressão de trabalho de 1,2 MPa e comprimentos nominais de 15 m, 20 m, 25 m e 30 m, para uso em condições ambientes, atmosferas não agressivas ou não corrosivas, dentro de uma faixa de temperatura entre – 5 °C e + 50 °C.
⦁ Emenda 1 ABNT NBR 16642:2019 – Conjunto de mangueira semirrígida e acessórios para combate a incêndio

ABNT NBR 16651:2019 - Proteção contra incêndios em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) - Requisitos
Objetivo: estabelece os requisitos de proteção contra incêndios para projetos de construção e reforma, visando à segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco destinadas aos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).

ABNT NBR 16704:2019 - Conjuntos de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndios – Requisitos
Objetivo: estabelece os requisitos mínimos para a seleção e instalação de conjuntos de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndio.

ABNT NBR 16736:2019 - Proteção contra incêndio em túneis rodoviários e urbanos - Operação de emergência em túneis rodoviários e urbanos – Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para operação dos sistemas eletroeletrônicos em túneis rodoviários e/ou urbanos, em situações de emergência e de segurança pública.

ABNT NBR 16812:2020 - Proteção contra incêndio de áreas de armazenamento e exposição de aerossóis, utilizando sistemas de chuveiros automáticos
Objetivo: especifica os requisitos mínimos para a proteção contra incêndio de áreas de armazenamento e de comercialização de aerossóis, utilizando sistemas de chuveiros automáticos. Este documento é aplicável somente aos aerossóis conforme estabelecidos neste documento.
Publicada Emenda 1 em outubro de 2020

ABNT NBR 16820:2020 - Sistemas de sinalização de emergência — Projeto, requisitos e métodos de ensaio
Objetivo: especifica os requisitos para projetos, fabricação, instalação, classificação, aceitação, manutenção e métodos de ensaio para sistema de sinalização de emergência, prevenção e proteção contra incêndio e situações de emergência.
cancela as normas ABNT NBR 13434-1:2004, ABNT NBR 13434-2:2004, ABNT NBR 13434-3:2018.
Publicada Errata 1 em Nov/2020
Publicada Errata 2 em Mar/2021
Publicada Emenda 1 em Maio/2022

ABNT NBR 16829:2020 - Portas e vedadores de aço de enrolar resistentes ao fogo
Objetivo:  estabelece os requisitos para classificação, avaliação, fabricação, instalação, aceitação técnica da instalação, funcionamento e manutenção de portas e vedadores resistentes ao fogo, do tipo de enrolar, confeccionados em aço e dotados de fechamento automatizado.

ABNT NBR 16841:2020 - Comportamento ao fogo de telhados e revestimentos de cobertura submetidos a uma fonte de ignição externa
Objetivo: especifica um método para avaliação do comportamento ao fogo de telhados e revestimentos de cobertura submetidos a uma fonte de ignição externa.

ABNT NBR ISO 16852:2020 – Corta-chamas — Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de aplicação
Objetivo: especifica um método para determinação do índice de propagação superficial de chama em materiais de acabamento e revestimentos de construção, quando aplicados no teto e na parede, montados verticalmente e expostos a um gradiente de fluxo radiante de calor em uma câmara de ensaio, quando ignizados por chama-piloto.

⦁ ABNT NBR 16870:2020 - Abrigos para mangueiras de incêndio e acessórios — Requisitos e métodos de ensaio
Objetivo: Estabelece os requisitos e métodos de ensaio para a fabricação de abrigos para mangueiras de incêndio e acessórios empregados nos sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio, dimensionados conforme a ABNT NBR 13714.

ABNT NBR 16877:2020 – Qualificação profissional de bombeiro civil - Requisitos e procedimentos
Objetivo: especifica os requisitos de competências profissionais do bombeiro civil classes I, II e III, para proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

ABNT NBR 16893:2020 - Sistemas de alívio de deflagrações - Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para projeto, instalação, inspeção e manutenção de dispositivos e sistemas de alívio de deflagração de gases e/ou vapores inflamáveis e de pós combustíveis e de seus componentes.

⦁ ABNT NBR 16888:2020 - Segurança contra incêndio para sistemas ferroviários de transporte de cargas — Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos de segurança contra incêndio nas instalações das ferrovias de transporte de cargas, a metodologia de análise e gerenciamento de riscos de incêndio e os procedimentos de emergência e de contingências aplicados a estas ferrovias.

⦁ ABNT NBR 16906:2020 - Corta-chamas — Requisitos de seleção, instalação, especificação e manutenção
Objetivo:  Estabelece os requisitos para a seleção de corta-chamas, de acordo com a ABNT NBR ISO 16852, para os diferentes cenários com as melhores práticas para seleção, instalação e manutenção destes. Esta Norma descreve os possíveis riscos que podem ocorrer em instalações industriais e fornece os tipos de proteção para uso do corta-chamas.

ABNT NBR 16913:2020 - Proteção contra incêndio de transportadores de correia utilizando sistemas de chuveiros automáticos - Requisitos

Objetivo: Especifica os requisitos de proteção contra incêndio de transportadores de correias internos e externos, horizontais e inclinados

ABNT NBR 16944-1:2022 – Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação - Parte 1: Requisitos
Objetivo: Estabelece os requisitos para classificação, desempenho, especificação, aplicação, instalação, responsabilidades, ensaios e inspeção, manutenção e comissionamento de selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação, a serem empregadas na passagem de instalações elétricas, hidráulicas, mecânicas, de ar-condicionado e comunicações (telefone, dados) e em todas as passagens que permitam a comunicação entre áreas compartimentadas, incluindo juntas perimetrais e juntas de construção

ABNT NBR 16944-2:2021 - Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação - Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo em selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço
Objetivo: Especifica um método de ensaio e critérios para a avaliação do desempenho de selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço em elementos de compartimentação resistentes ao fogo, incluindo regras relativas ao estabelecimento do campo de aplicação dos resultados de ensaio

ABNT NBR 16944-2:2021 – Errata 1
Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação
Parte 2: Ensaio de resistência ao fogo em selagens de aberturas de passagem de instalações de serviço

ABNT NBR 16944-3:2022 - Selagens resistentes ao fogo em elementos de compartimentação⦁ - ⦁ Parte 3: Ensaio de resistência ao fogo em selagens de juntas de construção
Objetivo: especifica um método para determinar a resistência ao fogo de selagens de juntas lineares com base em seu uso final pretendido.

⦁ ABNT NBR 16945:2021 - Classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações
Objetivo: Especifica o procedimento de classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos, utilizando dados obtidos nos ensaios de resistência ao fogo, de controle de fumaça e outros ensaios complementares, que estão no âmbito do campo direto de aplicação do método de ensaio apropriado.

ERRATA ABNT NBR 16945 - Classificação da resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações – publicada em 20.06.22

⦁ ABNT NBR 16951:2021 - Reação ao fogo de sistemas e revestimentos externos de fachadas - Método de ensaio, classificação e aplicação dos resultados de propagação do fogo nas superfícies das fachadas
Objetivo: especifica um método para determinação das características de reação ao fogo de sistemas de revestimento externo não estrutural de fachadas, sistemas de fachadas ventiladas ou não aderidas, paredes-cortina, sistemas que incluam painéis de vidro, painéis instalados entre lajes de andares e painéis isolantes compostos quando aplicados à fachada de um edifício e expostos a uma fonte de calor reproduzindo uma situação de incêndio sob condições controladas. A exposição ao fogo é representativa de uma fonte externa de incêndio ou de um incêndio totalmente desenvolvido (após a ocorrência da inflamação generalizada) em um aposento do edifício, cujas chamas escapam através de uma abertura, como uma janela, expondo o sistema da fachada aos efeitos de chamas externas ou mesmo de uma fonte externa de incêndio que se desenvolva na base do edifício.

ABNT NBR 16951:2021 – Errata 1
Reação ao fogo de sistemas e revestimentos externos de fachadas - Método de ensaio, classificação e aplicação dos resultados de propagação do fogo nas superfícies das fachadas

⦁ ABNT NBR 16955:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Análise de riscos de incêndio e de explosão - Requisitos
Objetivo: especifica a metodologia e as técnicas usadas na análise de riscos de incêndio e de explosão para identificar e analisar as causas e suas consequências, bem como avaliar os eventos de incêndio e/ou explosão em projeto de processos de instalações industriais, com sistemas de prevenção de deflagração, nas fases de estudos de viabilidade e preliminar, nos projetos básico e executivo, e também nas instalações existentes

⦁ ABNT NBR 16963:2022 - Líquido gerador de espuma para fogo classe A
Objetivo: especifica os requisitos para o líquido gerador de espuma (LGE classe A) utilizado em combate e extinção de incêndios classe A

⦁ ABNT NBR 16965:2021 – Ensaio de resistência ao fogo de elementos construtivos - Diretrizes gerais
Objetivo: especifica o método de ensaio de referência para a determinação da resistência ao fogo de vários elementos construtivos, quando submetidos a condições-padrão de exposição ao fogo. Os dados de ensaio assim obtidos permitem a classificação da resistência ao fogo desses elementos com base no tempo em que o desempenho desses, sob essas condições, atende aos critérios especificados.

⦁ ABNT NBR 16978-1:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Parte 1: Requisitos gerais
Objetivo: especifica os requisitos gerais para projeto, instalação, ensaios, inspeção e manutenção de dispositivos e de sistemas de prevenção de deflagração de gases, vapores e/ou névoas inflamáveis, de pós combustíveis, de misturas híbridas e de seus componentes.

⦁ ABNT NBR 16978-2:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Parte 2: Resistência mecânica - Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para o projeto, a instalação, a inspeção e a manutenção de dispositivos e dos sistemas de prevenção pela técnica de resistência mecânica à pressão de deflagração de gases, vapores e/ou névoas inflamáveis, de pós combustíveis, de misturas híbridas e de seus componentes

ABNT NBR 16978-3:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Parte 3: Isolamento - Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para projeto, instalação, inspeção e manutenção de dispositivos e de sistemas de prevenção de deflagração por métodos de isolamento de gases, vapores e/ou névoas inflamáveis, de pós combustíveis, de misturas híbridas e de seus componentes.

⦁ ABNT NBR 16978-4:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Parte 4: Supressão – Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para projeto, instalação, comissionamento, inspeção e manutenção de dispositivos e de sistemas de prevenção de deflagração pela técnica de supressão aplicada a gases, vapores e/ou névoas inflamáveis, a pós combustíveis, a misturas híbridas e aos seus componentes

⦁ ABNT NBR 16978-5:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Parte 5: Detecção e controle de fontes de ignição – Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para projeto, instalação, inspeção e manutenção de dispositivos e do sistema de prevenção de deflagração, por métodos de detecção e controle de fontes de ignição, aplicados a gases, vapores e/ou névoas inflamáveis, pós combustíveis e/ou misturas híbridas e seus componentes associados

⦁ ABNT NBR 16978-6:2021 - Sistemas de prevenção de deflagração - Parte 6: Métodos de controle de concentração – Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para projeto, instalação, inspeção e manutenção de dispositivos e de sistemas de prevenção de deflagração por métodos de controle de concentração de oxigênio (oxidante) ou de material inflamável, como gases, vapores e/ou névoas inflamáveis, de pós combustíveis em suspensão, de misturas híbridas e de seus componentes, utilizando gases ou pós inertes

⦁ ABNT NBR 16980:2021 - Proteção contra incêndio - Túneis urbanos existentes - Requisitos de revitalização
Objetivo: estabelece os requisitos de segurança contra incêndio para túneis urbanos existentes, visando à sua revitalização e atendendo às condições necessárias para a implantação dos sistemas de segurança utilizados atualmente em túneis urbanos. A revitalização pode ser realizada em quatro etapas, por meio da elaboração da metodologia de análise e gerenciamento de riscos de incêndio, incluindo os procedimentos de emergência e de contingências, da programação de implantação, projeto dos sistemas novos e, finalmente, da instalação dos sistemas, ensaios e operação.

⦁ ABNT NBR 16981:2021 - Proteção contra incêndio em áreas de armazenamento em geral, por meio sistemas de chuveiros automáticos - Requisitos
Objetivo: especifica os requisitos para o projeto de sistemas de proteção contra incêndio por meio de chuveiros automáticos para áreas de armazenamento, incluindo as características de suprimento de água e seleção de chuveiros automáticos.

⦁ ABNT NBR 16983:2022 - Controle de fumaça e calor em incêndio
Objetivo:  especifica os requisitos para sistemas de controle de fumaça e calor em incêndio com os seguintes objetivo: a) manutenção de um ambiente seguro nas edificações, durante o tempo necessário para permitir o abandono do local sinistrado pelos ocupantes da edificação, reduzindo o perigo da intoxicação; b) manter as rotas de escape e vias de acesso livres da fumaça do incêndio, permitindo a visualização da sinalização de orientação e a ação do sistema de iluminação de emergência; c) facilitar as operações de combate ao fogo pelas equipes de brigadistas ou do corpo de bombeiros que terão mais facilidade de visualizar o foco do incêndio; d) atrasar e/ou prevenir a ocorrência do “Flashover” e, assim, o pleno desenvolvimento do fogo; e) proteger equipamentos, mobiliários e conteúdo das edificações; f) reduzir os efeitos térmicos em elementos estruturais durante um incêndio; g) reduzir os danos causados por produtos de decomposição térmica e gases quentes.

EMENDA 1 - ABNT NBR 16983:2022 - Controle de fumaça e calor em incêndio

⦁ ABNT NBR 17027:2022 – Proteção contra incêndio em túneis submersos – Requisitos
Objetivo:  especifica os requisitos para proteção contra incêndio e da vida de usuários em trânsito em túneis submersos, com exceção do túnel submerso flutuante e seus sistemas associados, bem como especifica a análise de risco de incêndio e os planos de ação de emergência e de contingência ou crise.

⦁ ABNT NBR 17039:2022 - Qualificação profissional de instrutor de bombeiros civis e brigadistas - Requisitos e procedimentos
Objetivo: especifica os requisitos de competências profissionais do instrutor de bombeiros civis e brigadistas, para ensinar e desenvolver competências aos profissionais que compõem essas equipes e são responsáveis por proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais e os danos ao meio ambiente.

⦁ ABNT NBR 17240:2010 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio – Requisitos - Cancela e substitui a norma ABNT NBR 9441:1998
Objetivo: Esta Norma especifica requisitos para projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas manuais e automáticos de detecção e alarme de incêndio em e ao redor de edificações, conforme as recomendações da ABNT ISO/TR 7240-14.

ABNT NBR ISO 7240-1:2017 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio
Parte 1: Generalidades e definições
Objetivo: Especifica um conjunto de diretrizes gerais e definições utilizadas para descrever o sistema de detecção e alarme de incêndio (SDAI), equipamentos instalados dentro e ao redor de edificações, e os ensaios e requisitos para estes equipamentos em outras partes da ISO 7240.

⦁ ABNT NBR ISO 7240-2:2021 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 2: Equipamentos de controle e de indicação de detecção de incêndio
Objetivo: Especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para equipamentos de controle e indicação (eci) para uso em sistemas de detecção e alarme de incêndio, instalados em edificações

⦁ ABNT NBR ISO 7240-3:2022 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 3 - Dispositivos de alarme sonoro
Objetivo: Especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para os dispositivos de alarme sonoro destinados a sinalizar um aviso sonoro, com ou sem mensagens de voz a partir de um sistema de detecção e alarme de incêndio para os ocupantes de uma edificação.

⦁ ABNT NBR ISO 7240-4:2022 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio
Parte 4: Fontes de alimentação
Objetivo: especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho de fontes de alimentação (FA) para uso em sistemas de detecção e alarme de incêndio instalados em edificações.
Cancela e substitui a ABNT NBR ISO 7240:2013

⦁ ABNT NBR ISO TR 7240-5:2014 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 5: Detectores pontuais de temperatura
Objetivo: Especifica os requisitos, os métodos de ensaio e os critérios de desempenho para detectores pontuais de temperatura para usar em sistemas de detecção e alarmes de incêndio para edificações (ver ISO 7240-1)

⦁ ABNT NBR ISO 7240-7:2015 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 7: Detectores pontuais de fumaça utilizando dispersão de luz ou ionização
Objetivo: Especifica requisitos, métodos de ensaios e critérios de desempenho para detectores de fumaça pontuais que operam utilizando dispersão de luz, transmissão de luz ou ionização, para o uso em sistemas de alarme e detecção de incêndio em edifícios.

ABNT ISO/TS 7240-9:2017 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio
Parte 9: Ensaios de fogo para detectores de incêndio
Objetivo: Esta Especificação Técnica descreve métodos de ensaio usando ensaios de fogo aos quais são submetidos os detectores de incêndio, como fumaça, calor e chama, como especificado em outras partes da ABNT NBR ISO 7240 para tais detectores.

⦁ ABNT NBR ISO/TR 7240-11:2012 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 11: Acionadores manuais
Objetivo: Especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho dos acionadores manuais para sistemas de detecção e alarme de incêndio no interior e no entorno de edificações (ver ABNT NBR ISO 7240-1). Ela leva em consideração as condições interiores e exteriores, a aparência e a operação dos acionadores manuais tanto para o tipo A “operação direta” quanto para o tipo B “operação indireta”, e abrange aqueles que são chaves mecânicas simples, aqueles que são feitos sob medida com componentes eletrônicos simples (por exemplo, resistores e diodos), e aqueles que contêm componentes eletrônicos ativos e que operam com o equipamento de controle e indicação para sinalizar e identificar, por exemplo, um endereço ou local.

⦁ ABNT NBR 17044-1 - Aditivos para água de combate a incêndio - Parte 1: Fogos classes A e B
Objetivo: Esta Parte da ABNT NBR 17044 estabelece os requisitos, os métodos de ensaio e as diretrizes gerais para a utilização de aditivos para água de combate a incêndio

ABNT NBR ISO/TR 7240-13:2017 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio Parte 13: Avaliação da compatibilidade dos componentes do sistema
Objetivo: Especifica os requisitos para as avaliações de compatibilidade e de conectividade dos componentes do sistema de acordo com os requisitos da ISO 7240 ou com uma especificação do fabricante, onde não houver Norma Internacional ISO 7240. Esta parte da ABNT NBR ISO 7240 inclui somente requisitos do sistema quando esses são necessários para a avaliação de compatibilidade.

⦁ ABNT NBR ISO/TR 7240-14:2009 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 14: Diretrizes para esboçar códigos de prática para projeto, instalação e uso de sistemas de detecção e alarme de incêndios em e ao redor de edificações
Objetivo: Tem a intenção de ser utilizado como diretrizes gerais para a preparação de um código de prática para o projeto, instalação e uso de um sistema de detecção de incêndio e alarme de incêndio.

⦁ ABNT ISO/TS 7240-9:2017 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio – Parte 9: Ensaios de fogo para detectores de incêndio
Objetivo: Descreve métodos de ensaio usando ensaios de fogo aos quais são submetidos os detectores de incêndio, como fumaça, calor e chama, como especificado em outras partes da ABNT NBR ISO 7240 para tais detectores

⦁ ABNT NBR ISO 7240-23:2016 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 23: Dispositivos de alarme visual
Objetivo: Especifica os requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para dispositivos de alarme visual em uma determinada instalação, com o objetivo de sinalizar um aviso visual de um incêndio entre o sistema de detecção e alarme de incêndio e os ocupantes dentro e nas proximidades das edificações.

⦁ ABNT NBR ISO/TR 7240-25:2016 - Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Parte 25: Componentes utilizando meios de transmissão por rádio
Objetivo: Especifica requisitos, métodos de ensaio e critérios de desempenho para componentes utilizados em sistemas de detecção e alarme de incêndio, instalados dentro e ao redor de edificações, que utilizam meios de transmissão por radiofrequência (RF).

⦁ ABNT NBR ISO 28300:2020 - Indústrias de petróleo, petroquímica e gás natural — Alívio de tanques de armazenamento atmosféricos e de baixa pressão
Objetivo:  trata dos requisitos de alívio normal e emergencial de vapores em tanques de armazenamento de superfície de produtos líquidos de petróleo ou tanques de armazenamento de produtos de petróleo e tanques de armazenamento refrigerados de superfície e enterrados projetados como tanques atmosféricos de armazenamento ou tanques de armazenamento de baixa pressão. Nesta Norma são discutidas as causas de sobrepressão e vácuo; determinação de requisitos de alívio; tipos de alívio; seleção e instalação de dispositivos de alívio; e ensaios e marcação de dispositivos de alívio.
Publicada Errata 1 em outubro de 2020

⦁ ABNT NBR IEC 60598-2-22:2018 - Luminárias  - Parte 2-22: Requisitos particulares - Luminárias para iluminação de emergência
Objetivo: especifica os requisitos para as luminárias para iluminação de emergência utilizadas com lâmpadas elétricas, em fontes de alimentação em emergência que não excedam 1 000 V.

⦁ ABNT ISO/TR 20118 - Plásticos - Orientação sobre características e desempenho ao fogo de materiais de PVC utilizados em aplicações de construção Objetivo: fornece informações sobre as características e o desempenho em ensaios de reação ao fogo de produtos à base de PVC, aplicados em edificações.


ABNT/CEM - COMISSÃO DE ESTUDO MISTA – ABNT/CB-02 e ABNTCB-24

⦁ ABNT NBR 15647:2008 - Tubos e conexões de poli(cloreto de vinila) clorado (CPVC) para sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos - Requisitos e métodos (Origem: PN 00:002.04-001:2008)
Objetivo: Estabelece os requisitos de desempenho e durabilidade para tubos e conexões de poli(cloreto de vinila) clorado (CPVC) para uso em sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos.

⦁ ABNT NBR 15648:2008 - Tubos e conexões de poli(cloreto de vinila) clorado (CPVC) para sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos - Procedimentos de instalação (Origem: PN 00:002.04-002:2008)
Objetivo: Estabelece as exigências e recomendações mínimas para a instalação de tubos e conexões de poli (cloreto de vinila) clorado (CPVC) para uso em sistemas de proteção contra incêndio por chuveiros automáticos, em sistemas de tubos molhados, destinados para a aplicação em ocupações de risco leve, com chuveiros automáticos de resposta rápida conforme a ABNT NBR 10897.         

⦁ ABNT NBR 16021:2011 – Válvula e acessórios para hidrante - Requisitos e métodos de ensaio (Origem: PN 02:110.10-035:2011)
Objetivo: Esta Norma estabelece requisitos para válvulas de instalações de combate a incêndio de acordo com a ABNT NBR 13714, abrangendo válvulas de diâmetro de entrada de DN 65 (2 ½), com extremidade de entrada roscada.

Voltar para o conteúdo